TEMPO DE ANTENA - LOCALVISÃO.TV

PROGRAMA DA CDU -A VOZ NECESSÁRIA NA CÂMARA DA GUARDA

21 setembro 2009

Autárquicas 2009: Guarda - CDU

http://www.novaguarda.pt/noticia.asp?idEdicao=198&id=13548&idSeccao=2769&Action=noticia



Autárquicas 2009
Guarda - CDU





Nova Guarda (NG) - Quais são os principais motivos que o levaram a candidatar-se?


Honorato Robalo (HR)
- Aceito o desafio com a noção clara do percurso de intervenção dos comunistas e seus aliados na Guarda, liderando um projecto político alternativo face à gestão socialista que é responsável pelo abandono de muitas aldeias, a desertificação do meio rural, o empobrecimento social e económico, acrescido do desordenamento urbanístico da nossa cidade.

NG - Quais considera serem as principais características diferenciadoras da sua candidatura face às restantes?


HR - Defesa intransigente dos interesses dos munícipes e do Concelho da Guarda, na prática, somos uma força política capaz de integrar o executivo municipal da Guarda. Temos combatido nas Assembleias de Freguesia e na Assembleia Municipal da Guarda as opções erradas da gestão PS ao nível do concelho e País, responsáveis pela destruição do tecido produtivo, da agricultura, do aumento do preço da água e saneamento, bem como outras taxas e serviços municipais. É urgente uma gestão participada para garantir um desenvolvimento com dimensão social, promovendo a valorização das pessoas, defender um serviço público de qualidade para todos e garantir a construção de um espaço público e ambientalmente qualificado ao serviço da população, timbre diferenciador, principalmente do PS e PSD que têm repartido o executivo municipal.
NG - Na sua perspectiva quais são as principais necessidades do seu concelho?


HR - Urge a promoção do desenvolvimento sustentado visando a elevação das condições de vida dos trabalhadores e da população e o urgente ordenamento territorial e urbanístico.


NG - … E as medidas para as colmatar?


HR - A revisão do PDM, combate claro ao parque habitacional desordenado e às permissividades dos interesses urbanísticos instalados há anos neste concelho, muitas vezes onerando o património público. Um concelho onde as novas indústrias e as empresas de áreas inovadoras da produção sejam incentivadas a estabelecer-se – desde logo em sede de Plano Director Municipal, com a criação de zonas para a instalação de empresas defesa das micro e pequenas empresas e dos postos de trabalho, a criação de emprego como forma de dar sustentabilidade à economia local e à fixação da população. Melhoria das vias de comunicação e os transportes colectivos na ligação entre as Freguesias e dentro da cidade, para melhoria da qualidade de vida. Eixos centrais, educação e cultura, estruturantes à qualificação das gerações presentes e vindouras.
NG - Identifique um projecto marcante que espera vir a concretizar em cada uma das seguintes áreas: economia, cultura, desporto, acção social, saúde, urbanismo, acessibilidades, turismo, ambiente.
HR - Na economia , nos pólos industriais, criar um contrato programa de incentivo à fixação de empresas, com regras claras e salvaguardando os interesses do município, um plano concelhio de promoção e dinamização do comércio tradicional em parceria com a Associação de Comerciantes da Guarda, Na cultura: extinção da empresa municipal. Promover a participação activa das instituições, grupos e associações representativas das áreas culturais na definição de políticas e na realização, em parceria, de acções de prestígio e projecção nacional e internacional conjugadas entre poder local e central; No desporto, com a implementação dos centros escolares, construir piscinas, com carácter formativo no âmbito do desporto escolar e de usufruto das populações, construção dum Pavilhão polidesportivo com financiamento exclusivamente público. Ao nível da Saúde integrar os conceitos de saúde pública e da primazia da saúde das pessoas em todas as políticas municipais, higiene e limpeza, urbanismo, acção social, educação e a SHST. Na acção social criação do Conselho Local de Acção Social como efectivo espaço de articulação entre as várias entidades que actuam na área, não descurando o papel preponderante das Juntas de freguesias. A acção assente no apoio como à infância, a terceira idade, a pobreza e exclusão, a deficiência, a toxicodependência ou a violência familiar com vista o desenvolvimento local de forma mais justa, solidária e inclusiva. No ambiente promover a racionalização dos consumos de energia e a redução da intensidade carbónica da actividade municipal, adoptando medidas de eficiência energética e fomentando a introdução de energias renováveis com potenciação de fonte financiamento. Qualificar e ampliar os espaços verdes, de recreio e lazer. Reforço do número de árvores e áreas verdes com espécies autóctones adaptadas às condições climáticas. Defesa da água pública, contrários à concessão da água em baixa às A.Z.Côa. No urbanismo, apoios à construção de habitação social assente em pressupostos de qualidade, acessível aos mais carenciadas e jovens. As acessibilidades: melhoria da rede viária concelhia, manutenção e requalificação, nomeadamente na ligação ao Albardo, ligação entre Valhelhas e Gonçalo, a exigência da construção da estrada verde, numa visão interconcelhia. No descongestionamento do trânsito urbano e melhoria da ligação às freguesias de Casal de Cinza, Pousade e demais freguesias e anexas, a construção de uma variante da VICEG à Sequeira. A implementação de um Plano Estratégico de Valorização e Desenvolvimento do Turismo, potenciando os produtos endógenos, articulando com os vários produtores, serviços e população, envolvendo as entidades e actores relevantes, e a criação do Observatório do Turismo, transversal aos municípios que integram a nossa região.
NG - No caso de ser vencedor do acto eleitoral como vai ser o relacionamento com a oposição?
HR - Cordial e congregar esforços.


NG - Considera a hipótese de lhe atribuir pelouros?


HR - Defendo a democracia participativa, com reflexos representativos. Face à diversidade de cada eleito no poder local, traduz a mesma nas soluções, daí a importância de atribuição de pelouros.
NG - Faça o balanço do mandato que agora termina.
HR - Negativo, o percurso da gestão PS não é de há 4 anos mas 33 anos, sempre com maioria absoluta nos órgãos autárquicos.
NG - Deixe uma mensagem para o eleitorado do seu concelho.

HR - A CDU apresenta soluções para uma vida melhor, um projecto diferenciador para o poder local assente no desenvolvimento dos sistemas educativo, cultural e desportivo; a promoção da qualificação urbana e ambiental no intuito do desenvolvimento económico; a criação de oportunidades para a juventude, desenvolver e aprofundar a solidariedade e a segurança de todos, defendendo a qualificação e melhorar o serviço público, valorizar a intervenção dos trabalhadores do município. Somos contra as concessões ou privatizações, por ex: SMAS e recolha do lixo. É possível resolver os problemas das populações, implementando um projecto de ampla participação popular, naturalmente com a nossa participação na gestão municipal pela primeira vez, assim os eleitores decidam.

FONTE: NOVA GUARDA

Sem comentários:

Enviar um comentário