TEMPO DE ANTENA - LOCALVISÃO.TV

PROGRAMA DA CDU -A VOZ NECESSÁRIA NA CÂMARA DA GUARDA

23 julho 2009


A VOZ NECESSÁRIA NA CÂMARA!
A GUARDA PRECISA, A CDU MERECE!


Honorato Gil Robalo
39 anos. Enfermeiro na ULS Guarda – HSM
Membro da Direcção da Organização Regional da Guarda do PCPEleito na Assembleia Municipal da Guarda
Membro da Direcção Regional da Beira Alta e do Conselho Nacional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses
Membro do Conselho Nacional da CGTP-IN
Coordenador da União dos Sindicatos da Guarda/CGTP-IN
Colabora semanalmente com a rádio F – na crónica "Ponto de vista" e escreve mensalmente no jornal O Interior.

Decidi aceitar o desafio de liderar este projecto, democrático e colectivo, porque urge mudar de rumo quanto às políticas de gestão autárquica do município.
O projecto de gestão da CDU, orienta-se pelo grande objectivo de alcançar o progresso económico e social do Concelho da Guarda, pelo que defendemos:
● A promoção do desenvolvimento sustentado visando a elevação das condições de vida dos trabalhadores e da população;
● A defesa das empresas e dos postos de trabalho, a criação de emprego como forma de dar sustentabilidade à economia local e à fixação da população;
● A construção de novas infra-estruturas e a melhoria das estruturas básicas existentes, para potenciar o desenvolvimento económico e alcançar a melhoria do acesso dos cidadãos aos serviços sociais;
● O melhoramento das vias de comunicação e os transportes colectivos, nomeadamente na ligação entre as Freguesias e entre estas e a cidade da Guarda;
● A promoção políticas orientadoras para a defesa do meio ambiente, do património natural e cultural;
● A promoção do Associativismo, o desporto e as formas de ocupação saudável dos tempos livres;
● A promoção de uma verdadeira política de Juventude, criando programas culturais com preços acessíveis aos jovens;
● A implementação de uma gestão democrática municipal criando um clima de diálogo com todos os eleitos autárquicos independentemente das forças políticas porque foram eleitos. Promover a auscultação da população e das suas organizações representativas sobre as grandes linhas de gestão municipal.

MELHOR GESTÃO, MAIS QUALIDADE DE VIDA!

20 julho 2009

OS CANDIDATOS DA CDU PELO CÍRCULO ELEITORAL DA GUARDA




Apresentação pública da Lista da CDU pelo Círculo Eleitoral da Guarda

18-Jul-2009




Realizou-se a apresentação pública da Lista da CDU pelo Círculo Eleitoral da Guarda, com a participação de Bernardino Soares, membro da Comissão Política e Presidente do Grupo Parlamentar do PCP, de Julio Sá, membro do Conselho Nacional do PEV, de José Pedro Branquinho, 1º candidato da Lista da CDU, do Mandatário da Candidatura e de Armando Morais, membro da CCC e responsável da DORG do PCP. Bernardino Soares, na sua intervenção destacou que "este governo do PS atacou, desde o início, os serviços públicos, com encerramentos de escolas e serviços de saúde, com a subida exageradas de preços, permitiu que as empresas de capitais públicos reduzissem serviços no Distrito"
Candidatos de Guarda







"José Sócrates agora diz que tudo é responsabilidade da crise internacional, mas todos sabemos que o país já estava em crise antes, as PMEs já estavam penalizadas pela política que apenas favorece os grandes grupos económicos"
Este Governo do PS continuou e aprofundou as políticas do Governo do PSD, como por exemplo o Código do Trabalho, que não cumpriu com a sua José Pedro Branquinho Branco

44 anos de idade. Membro da Direcção Regional revisão mas que em vez de o rever ainda o agravou", e mais adiante, "igualmente prolongou os benefícios do Offshor da Madeira, que terminava em 2011 e foi prolongado por mais 15 anos. Escandalosa medida que teve o apoio do PSD e do CDS"
"Este Governo, na mesma linha de continuidade das políticas de direita de anteriores governos, prepara novas privatizações, em linhas da CP, e a coberto do novo aeroporto da empresa ANA".Bernardino Soares sublinhou que os Bancos obtêm por dia lucros superiores a 6 milhões de euros, pagando apenas 10 ou 12% de impostos, muito menos do que paga qualquer empresário". De seguida denunciou "a utilização do aparelho de Estado pelo PS em campanhas eleitorais, com inaugurações e promessas de última hora".

LINHAS PROGRAMÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONCELHO DA GUARDA



LINHAS PROGRAMÁTICAS




PARA O DESENVOLVIMENTO




DO CONCELHO DA GUARDA




CONTRIBUA ENVIE AS SUAS PROPOSTAS PARA cduguarda2009@gmail.com

ou deixe aqui os seus comentários.

Obrigado!





A GESTÃO É MAIS DEMOCRÁTICA, QUANDO É PARTICIPADA!






A CDU tem travado desde sempre o caminho da defesa intransigente dos interesses dos munícipes e do Concelho da Guarda, afirmando-se, na prática, como uma força política capaz de integrar o executivo municipal da Guarda, com clara vantagem em relação aos eleitos do PS e PSD. Estes eleitos e respectivos partidos, são responsáveis por uma gestão autárquica de abandono das aldeias, muitas delas ainda sem saneamento básico. Um executivo, onde os membros do PS são os maiores responsáveis (onde PSD tem uma quota-parte de responsabilidade) pela incapacidade de dinamizar a economia e desenvolver a Guarda.
A gestão autárquica da CDU, a propor ao eleitorado, assenta numa preocupação de auscultação às populações interessadas, como por exemplo, na elaboração das GOP’s (Grandes Opções do Plano) e do Orçamento.
A CDU deu provas de trabalho e de fidelidade aos direitos dos cidadãos - os eleitos nas Assembleias de Freguesias e na Assembleia Municipal, traduziram a sua acção com propostas concretas, e sobretudo, pautaram a sua acção pela defesa dos compromissos que levámos aos munícipes. As visitas que realizámos às freguesias, algumas das quais reunindo com os executivos nas freguesias, traduziram-se posteriormente em propostas de resolução dos problemas detectados.
Os munícipes do Concelho da Guarda, dizemos: Este é o momento, de fazer balanço à gestão autárquica e às promessas feitas. A CDU cumpriu com o que defendeu e prometeu. Por isso, sem complexos ou falsa modéstia, pedimos o seu voto na CDU, para que seja efectivamente útil na gestão autárquica da Câmara Municipal e nas freguesias.
O PS e PSD, têm acusado a CDU de defendermos princípios ideológicos – estranha acusação para quem desenvolve a acção política à margem de princípios - efectivamente assentamos a nossa acção em princípios, como a honestidade e a transparência nas propostas que defendemos.
A CDU assumiu e assume, a defesa de mais investimento público, a defesa de diversos serviços públicos, porque esses não visam a obtenção do lucro como principal orientação, mas visam a satisfação das necessidades sociais que são devidas ao cidadão contribuinte.
Na privatização ou alienação do bem público municipal, é onde se podem comprovar os citados princípios. A gestão PS avançou nas parcerias público-privado e nas privatizações, sem que estas medidas tivessem sido colocadas ao eleitorado nas propostas do documento, “A Nossa Palavra de Honra”…
Ao contrário do que a palavra de honra exigia, o PS sempre governou a Câmara Municipal, sem acautelar os investimentos necessários para elevar a qualidade de vida das populações, como os padrões de exigência ambiental assente num projecto integrado de equipamentos municipais, sejam eles no meio urbano ou rural.
Ao longo dos anos, temos verificado que o Concelho da Guarda continua a sofrer de alguns problemas de fundo, como a ausência de saneamento básico nas aldeias, a inexistência de acessibilidades, a ausência de actividades culturais nas localidades de menor dimensão.
Estas e outras graves carências, são fruto de políticas centralistas, do não investimento no mundo rural (salvo raras excepções), revelam a ausência de equidade no acesso aos serviços do município que a todos deveria contemplar.
O intenso trabalho dos eleitos da CDU, distingue-se pela proximidade às populações, pela defesa dos seus interesses e direitos, pelo incentivo à sua participação, ou pela forma como, desde a primeira hora, a CDU assumiu a defesa da construção das infra-estruturas básicas como forma de elevar a qualidade de vida das localidades e dos seus habitantes.
Por tudo isto, afirmamos que eleger vereadores da CDU para a Câmara Municipal, mais Deputados municipais e mais eleitos nas Assembleias de Freguesia constituirá o elemento novo e determinante para alcançar no Concelho da Guarda o desenvolvimento local que precisa e merece.
O projecto de gestão da CDU, orienta-se pelo grande objectivo de alcançar o progresso económico e social do Concelho da Guarda, pelo que defendemos:




A promoção do desenvolvimento sustentado visando a elevação das condições de vida dos trabalhadores e da população;


A defesa das empresas e dos postos de trabalho, a criação de emprego como forma de dar sustentabilidade à economia local e à fixação da população;
A construção de novas infra-estruturas e a melhoria das estruturas básicas existentes, para potenciar o desenvolvimento económico e alcançar a melhoria do acesso dos cidadãos aos serviços sociais;
O melhoramento das vias de comunicação e os transportes colectivos, nomeadamente na ligação entre as Freguesias e entre estas e a cidade da Guarda;
A promoção políticas orientadoras para a defesa do meio ambiente, do património natural e cultural;
A promoção do Associativismo, o desporto e as formas de ocupação saudável dos tempos livres;
A promoção de uma verdadeira política de Juventude, criando programas culturais com preços acessíveis aos jovens.




A implementação de uma gestão democrática



municipal criando um clima de diálogo com todos os



eleitos autárquicos independentemente das forças



políticas porque foram eleitos. Promover a auscultação



da população e das suas organizações representativas



sobre as grandes linhas de gestão municipal.

MELHOR GESTÃO




MAIS QUALIDADE DE VIDA!