TEMPO DE ANTENA - LOCALVISÃO.TV

PROGRAMA DA CDU -A VOZ NECESSÁRIA NA CÂMARA DA GUARDA

23 junho 2009

PROMOVER O DESENVOLVIMENTO E CRIAR EMPREGO



PROMOVER O DESENVOLVIMENTO E CRIAR EMPREGO
Muitos Guardenses afirmam que é momento de mudança, afirmamos que a mudança necessária, passa pela CDU como alternativa política.
Infelizmente a Guarda não deve ser apenas uma cidade de habitação e dependente do financiamento decorrente dos interesses imobiliários: a aposta passa pelo emprego e no impulso da produção local, não esquecer que o concelho tem potencialidades, nunca poderemos esquecer da importância da agricultura, com produtos desde a castanha, a cereja, a maça, pêra, entre outros; a produção leiteira, temos que ser um concelho de produção. Não podemos assistir ao esvaziamento do mundo rural e assistir-se ao concentrar numa cidade virada de serviços: A aposta em novas indústrias e as empresas de áreas inovadoras da produção sejam incentivadas a estabelecer-se – desde logo em sede de Plano Director Municipal, com a criação de zonas para a instalação de empresas, com a potenciação da PLIE.
Neste quadro, desempenha papel primordial a ligação à linha férrea para que a aposta no transporte seja mais consentâneo com a matriz ambiental.
Não podemos permitir que a utilização dos espaços industriais sejam subtraídos para interesses especulativos do sector imobiliário. Qualquer decisão deverá ser assegurada na filosofia da potenciação dos fins de utilidade pública: zonas ambientalmente sustentáveis e locais para instalação de empresas de tecnologias de ponta.
A Guarda, a capital do distrito, reforça a necessidade de se tornar numa cidade moderna, sustentada, desenvolvida, cuidada – o que não tem acontecido nos últimos 33 anos.
As Finanças Locais têm sido desbaratadas e mal geridas. Há equipamentos municipais subaproveitados, outros abandonados e muitos carecem de intervenção imediata, não podemos permitir que o Mercado Municipal e a Central de Camionagem estejam pendentes da gula do parceiro privado. Defendemos a requalificação daqueles espaços como potenciação dos produtores directos e a exaltação dos produtos regionais.
Fiel aos compromissos que assumimos enquanto eleitos, a CDU compromete-se a alterar este rumo, na exacta medida das responsabilidades que a população lhe quiser atribuir.
O tempo urge porque se perderam anos e a situação é cada vez mais complicada.
Agora, estamos numa encruzilhada de onde pode sair a oportunidade da mudança de rumo para melhorar as condições de vida na Cidade e concelho .

Sem comentários:

Enviar um comentário