TEMPO DE ANTENA - LOCALVISÃO.TV

PROGRAMA DA CDU -A VOZ NECESSÁRIA NA CÂMARA DA GUARDA

03 outubro 2009

POUSADE - A CDU APRESENTA SOLUÇÕES PARA UMA VIDA MELHOR!

Romper com o Marasmo, Manter a Tradição

A CDU elencou e equacionou os problemas mais evidentes de Pousade

· Emigração sem retorno, falta de renovação de gerações e consequente falta de natalidade, tornada evidente numa população idosa desocupada, com carências camufladas e nem sempre identificadas em alguns idosos.
· Existem ainda dificuldades no apoio às pessoas com dificuldades sociais e económicas derivadas do desemprego.
· Cuidados de saúde (SNS) sem correspondência com as necessidades da população – somente 2 consultas por semana, na Extensão do Centro de Saúde do Rochoso (2ªs à tarde – diabetes; 4ªs à tarde – clínica geral) para as populações de várias aldeias, sendo o acesso dificultado pela ausência de transportes públicos entre Pousade e Rochoso.
· Fraca mobilidade e acessibilidade à Guarda devido à escassez da rede rodoviária pública entre Pousade, condicionando e limitando as deslocações de todos nós, incluindo os estudantes.
· Custo elevado do passe social dos estudantes e do bilhete simples de viagem Pousade-Guarda.
· Falta de empregos na aldeia e em lugares próximos para atrair população.
· Falta de perspectivas de desenvolvimento agrícola e dificuldades em as criar. De facto, há somente iniciativas individuais sem ligação ao mercado; em muitos casos, é necessário criar um mercado em articulação com outras aldeias.
· Para além da fábrica de blocos, há falta de indústrias locais e a sua atracção é uma das soluções deste problema. Há que por isso definir o âmbito de indústria rural como primeiro passo para a solução deste problema.

Soluções:

1 – Pugnar pela melhoria dos Transportes Colectivos para garantir melhores condições de acesso da população a bens e serviços, incluindo culturais.

2 – Assegurar o acesso aos cuidados de Saúde, em particular os que permitem melhorar a qualidade de vida dos idosos. Concretamente com:
2.1. Centro de Dia com ocupação de tempos livres dos idosos por um animador sócio-cultural a tempo inteiro;
2.2. Centro de Noite para os que não têm condições para ficarem sozinhos.

3 – Construir/requalificar jardins com árvores, bancos e mesas para uso dos idosos.

4 – Estudo sistemático das tradições de Pousade para preservar a imagem da freguesia e preparar a sua inserção em circuitos turísticos a definir em articulação com outras aldeias próximas, favorecendo a viabilidade económica do Centro de Dia, Clube e Cafés existentes.

5 – Defender e valorizar o património cultural pousadense (natural, material e imaterial), incluindo pela promoção da requalificação sistemática de casas.
5.1. Realizar acções de sensibilização para a necessidade de defesa do património natural da freguesia e da região (passeios locais).
5.2. Promover acções de sensibilização (fins-de-semana) para o património construído da freguesia e da região (in loco).
5.3. Criar um local com uma pequena biblioteca e computadores com ligação à Internet.

6 – Estudar as indústrias tradicionais e renová-las com a qualidade necessária para as tornar competitivas: ferreiros, sapateiros, tecelagem, modistas, etc.
6.1. Promover a formação profissional nas várias artes e ofícios tradicionais.

7 – Promover acções de formação na área do teatro (dramatização), para defesa e conservação do património oral tradicional (autos/teatros) – formadores locais com organização de dramatizações e eventual convite a realizador para gravação de documentários.

8 - Infra-estruturas físicas
8.1. Reabilitação dos lavadouros públicos com canalização para esses locais de água limpa e escoamento da água suja para o esgoto, com arranjo das suas imediações para facilitar o acesso às pessoas que o queiram utilizar; e colocação de um telhado para abrigo contra o sol e a chuva.
8.2. Colocação de lombas ao longo de toda a estrada que atravessa Pousade (da Várzea até à Eirinha), para reduzir a velocidade dos veículos.
8.3. Tracejamento de linhas contínuas ao longo de alguns pontos da estrada que atravessa Pousade (da Várzea até à Eirinha), a fim de marcar os passeios para peões.
8.4. Colocação urgente de muro ou gradeamento protector acima do terreno da nogueira, na rua Anunciação Paiva para as Quintãs.
8.5. Tapar os poços com chapas ou outros materiais para defesa de pessoas e animais.

9 – Promover a fixação de pessoas em Pousade:
9.1. Estudar o processo de criação de casas de acolhimento temporário de pessoas com origem na aldeia, mas que não tenham família aqui a residir, como um primeiro passo para o seu regresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário