TEMPO DE ANTENA - LOCALVISÃO.TV

PROGRAMA DA CDU -A VOZ NECESSÁRIA NA CÂMARA DA GUARDA

12 setembro 2009

Aires Diniz - intervenção sobre áreas estratégicas


No Centro Histórico da Guarda não tem sido feita qualquer aplicação da lei de Bases de protecção e valorização do património cultural, deixando por realizar um inventário exaustivo, mas necessário das diversas construções que aí se degradam a olhos vistos. Bem pelo contrário, a câmara permite a construção de novas construções que prejudicam a afirmação da identidade histórica da cidade, contribuindo de facto para a sua destruição. E para o verificar, basta ver o que aí se passa a partir do nascente Centro Comercial.

Confirma este desprezo da Câmara pelo seu património o facto de não ter até este momento realizado qualquer esforço para organizar e edificar o Arquivo Municipal da Guarda, um elemento essencial para uma gestão corrente da Autarquia e, também, para a realização de estudos de carácter cultural e de arquitectura, necessários que se preserve o património construído e natural da cidade e do concelho.

Em relação a Hotel Turismo, um equipamento emblemático da Cidade e da Região, vemos que tem sido objecto de uma gestão desleixada da Câmara, que teima em não ter uma política de Turismo que o enquadre na rede local de equipamentos hoteleiros, rentabilizando-o. De nada servirá por isso a sua requalificação se esta não estiver enquadrada numa estratégia turística regional.

Sem comentários:

Enviar um comentário